Sejam Bem Vindos!!!

"E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará". (João 8:32)

Aqui você vai encontrar meu lado espiritual; palavras de Deus, conhecimento, sabedoria! Por isso, venha comigo! Vamos juntos aprender mais de Deus e conhecer um pouquinho de mim... (Day)

terça-feira, 20 de março de 2012

Tema 14 - A Esperança do Futuro (último tema do livro)


Em 1972, os autores C. Christians, E. J. Schipper e W. Smedes descreviam assim a condição do mundo: “Imagine que toda a população mundial fosse reduzida ao tamanho de uma aldeia de 100 habitantes. Desses, 67 seriam pobres e os outros 33 pertenceriam a diversos níveis sociais. Do total dessa população, apenas 7 seriam norte-americanos; os outros 93 habitantes observariam os 7 norte-americanos gastar a metade de todo o dinheiro e comer a sétima parte do alimento. Essas 7 pessoas teriam dez vezes mais médicos que as 93 restantes e continuariam aumentando seu poder aquisitivo cada dia mais, ao passo que as 93 teriam cada dia menos.”

Essas cifras mudaram em parte com o passar dos anos. Porém, lamentavelmente, o irritante contraste entre os poucos que têm muito e os muitos que têm pouco ainda se mantém de pé. Até dentro de um mesmo país aparecem essas diferenças socioeconômicas, que produzem inevitável pesar e rejeição entre os menos favorecidos.

Mas, diante de tal quadro de má distribuição da riqueza mundial, é alentador saber que um dia desaparecerão todas essas odiosas diferenças. Entretanto, Paulo nos exorta a viver alegres na esperança (Romanos 12:12), e aguardar “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13). A esperança não morreu, e está cada vez mais luminosa. O Senhor fará “novos céus e nova Terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13).

Essa esperança da volta de Jesus, para acabar com o mal e criar um novo mundo, aparece praticamente em todos os livros do Novo Testamento, e não morreu ao longo de 2 mil anos de história da igreja cristã. Os verdadeiros seguidores de Jesus vivem sempre na expectativa de que Ele virá em breve. E sabem que a demora não se deve a uma falha na promessa, mas à misericórdia de Deus, que oferece a oportunidade ao maior número possível de pessoas. No 1º século, essa já era a compreensão dos cristãos. O apóstolo Pedro escreveu: “Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

A grande promessa

Não existe promessa mais reconfortante que a feita pelo nosso Senhor sobre Sua segunda vinda à Terra. Ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

Os governantes mais otimistas podem prometer tempos melhores. Mas nem com toda a concentração do poder humano será possível construir um mundo melhor. Chegamos a um eco sem saída no esforço de mudar o curso da história. Mas, em meio à incapacidade humana, aparece a luminosa promessa divina. Jesus nos pede que não nos alteremos, que mantenhamos a calma, porque há uma gloriosa esperança, um remédio para a angustiante enfermidade do mundo.

Esse remédio é a segunda vinda de Cristo, que porá fim a todas as desgraças e doenças terrenas. Dessa vez, Jesus não virá como o menino da manjedoura, mas como “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16). “Há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos” (Mateus 16:27). Virá “sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30). Virá como o Cristo vencedor, vitorioso sobre o mal, tendo derrotado definitivamente o inimigo.

Será um fenômeno tão glorioso e espetacular que “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7). “Virá do modo como O vistes subir” (Atos 1:11). Ou seja, assim como Seus discípulos O viram ascender ao Céu, também, de modo visível, voltará o Senhor para cumprir Sua promessa de fazer “novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). E, quando O virmos, exclamaremos com alegria indizível: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:9).

Assim, concluímos que não é bíblica a idéia difundida em alguns círculos cristãos de que Jesus levará as pessoas para o Céu através de um “arrebatamento secreto”. A vinda de Jesus será pessoal, visível e gloriosa. Ele vem com sons de trombetas, como poderoso Rei. De igual modo, não é bíblica a idéia de que um grupo será deixado para trás durante um período de sete anos, em que as pessoas terão a oportunidade de se converter.  A oportunidade de salvação é agora, porque quando Ele vier será para outra finalidade.

Não se alegra seu coração ao pensar que Jesus voltará e mudará para sempre toda a face da Terra? Alegremo-nos! A maldade do mundo tem seus dias contados. Falta pouco para que o Redentor volte e nos leve ao Seu reino.

Sinais do fim

Embora a promessa seja segura, ninguém sabe o dia nem a hora do regresso do Senhor (Mateus 24:36). Se alguém pretender prever o dia, ainda que com a melhor intenção, cometerá o pior erro, porque Jesus chegará na hora em que não estivermos esperando (v. 44). Contudo, podemos saber o tempo em que Cristo virá. Ele ensinou que haveria sinais que indicariam a proximidade desse dia.

Quais são esses “sinais” ou indícios precursores? Essa também foi a pergunta que formularam os discípulos ao Mestre: “Que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3). E a resposta foi imediata. O Mestre disse que haveria enganadores e falsos cristos, que ensinariam o erro e confundiriam as pessoas (v. 24). Dessa forma, a verdade divina ficaria ofuscada, e o engano ocuparia seu lugar.     
     
A crescente confusão espiritual de nossos dias não é outra coisa senão o cumprimento dos sinais preditos por Jesus. E a confusão mental e o vazio de coração levam inevitavelmente à corrupção da conduta, com efeitos destrutivos sobre a sociedade em geral. O câncer da corrupção está arruinando o mundo de hoje. Quantos países da Terra sofrem os estragos dessa maldição, sem que se possa detê-la! Roubo, mentira, suborno, falsidade, cobiça, tudo a serviço da ganância insaciável do coração corrompido! Isso estava predito.

Jesus disse que, antes de Sua vinda, o mundo seria como “nos dias anteriores ao dilúvio” (Mateus 24:37-39), quando as pessoas levavam uma vida licenciosa e “a Terra estava cheia de violência” (Gênesis 6:11, 13). Não é isso o que vemos em nossos dias? A violência está descontrolada. Seqüestros, assassinatos, estupros, assaltos, roubos nas ruas, agressão de toda espécie... Essas formas de violência têm semeado a insegurança e o temor na população. 

Jesus também falou de guerras, pestes, fomes e terremotos “em vários lugares” (Mateus 24:7), com as desgraças e mortes que produzem essas calamidades. Quanto sangue é inutilmente derramado na guerra entre nações! Quantos milhões de pessoas destruídas pelas epidemias e pestes mais variadas! Quantos outros milhões adoecem e morrem por causa da fome! E quantas outras pessoas perdem a vida nos gigantescos maremotos e terremotos!

Entre os sinais do fim, Jesus mencionou os fenômenos da natureza, como os terremotos frequentes. De fato, hoje esses fenômenos têm assustado a população. E não é para menos, pois a natureza tem grande poder de destruição. Basta mencionar o vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, que entrou em erupção em abril de 2010 e causou um prejuízo de bilhões de dólares à economia europeia, em especial na área da aviação. É incrível como um só vulcão pode parar um continente!

O Senhor predisse tudo isso para nos mostrar o tempo de Sua vinda. E acrescentou: “Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35). Com isso, Ele indicou que a promessa de Sua vinda é firme e segura. Podemos confiar nela e nos manter felizes e otimistas com essa gloriosa esperança.

Preparados sempre

Considerando que Jesus voltará à Terra, é evidente que devemos nos preparar para recebê-Lo. Ele mesmo aconselhou: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mateus 24:42). Trata-se de um preparo espiritual, que consiste em amar o Senhor, aceitá-Lo como nosso Redentor e fazer Sua divina vontade.

Num gigantesco avião de transporte que voava sobre o Himalaia, surgiu inesperadamente um defeito em um de seus motores. Era impossível retornar ao aeroporto de partida. Então, o comandante decidiu jogar fora a preciosa carga que levava, de quase cem toneladas, e assim o avião pôde atravessar a cordilheira. O co-piloto, que era um cristão sincero, comentou: “Se o fato de ter abandonado a carga do avião salvou minha vida física, por que não deveria também abandonar o pecado do coração, para salvar minha vida espiritual?”

Como os tripulantes daquele avião, você e eu também estamos de viagem para a eternidade. Portanto, não deveríamos abandonar toda carga de mal que nos impeça de chegar a esse glorioso destino? Assim nos aconselham as divinas Escrituras: “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).

Jesus deseja voltar o quanto antes para nos levar ao lar celestial, mas para isso nos convida a estar preparados. A Bíblia diz que devemos manter um “santo procedimento e piedade”, e aconselha: “empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2 Pedro 3:11, 14). Estamos levando em consideração esses sábios conselhos.

O mundo de amanhã

Há pouco tempo viajávamos sobre as águas do Atlântico. Os dias eram ensolarados e de mar sereno. Ao observar as águas de azul limpo e profundo, nosso olhar também captava a imponência de cada entardecer, e, cada manhã, o glorioso nascer do sol. Diante dessa impressionante beleza do firmamento, nosso assombro crescia sem limites.

Do convés superior do barco, orávamos com admiração: “Senhor, quão grande e lindo é o mundo que criaste! Quanta perfeição e harmonia vemos no céu, e também na Terra, apesar de os homens a estarem contaminando! Se o mundo em que vivemos é assim maravilhoso, como será o mundo sublime e resplandecente que nos prometeste e onde passaremos contigo a eternidade!”

As Sagradas Escrituras declaram que no reino de Deus não haverá sequer a mínima sombra de imperfeição. Ali não existirá a maldade, nem a injustiça, nem a enfermidade, nem tampouco a morte (Apocalipse 21:4). A vida será eterna, sem fim! “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10). Que mundo maravilhoso nos espera! Um mundo sem egoísmo e agressão, insegurança e temor, guerras e força militar, queixas e dor, hospitais e cemitérios; onde tudo, absolutamente, será perfeito e eterno, e a alegria preencherá para sempre o coração dos redimidos!

Por mais que imaginemos esse mundo de glória, jamais poderemos ter sequer uma ideia de como será. Aqui cabem as palavras de Paulo: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1 Coríntios 2:9). Esse é o mundo inimaginável que nos dará nosso Redentor quando vier pela segunda vez.

Nesse dia haverá a ressurreição dos justos e a transformação dos vivos que serão redimidos. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; [...] depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16, 17).

A Bíblia também afirma: “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. [...] Então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:52-55).

Detalhando um pouco mais, os mortos voltarão à vida em dois grupos distintos: (1) salvos e (2) perdidos. Os salvos ressuscitarão quando Jesus voltar e irão com Ele para o Céu, onde reinarão por mil anos, voltando depois para viver na Terra renovada para sempre. Já os perdidos ressuscitarão mil anos mais tarde, quando receberão o castigo por sua maldade e serão destruídos para sempre. Nesse intervalo de mil anos entre as duas ressurreições, durante o chamado “milênio”, os que forem para o Céu estarão julgando o caso dos que serão destruídos. Você pode ler sobre isso em Apocalipse 20. Deus é tão justo e amoroso que não quer deixar dúvida no Universo sobre Sua decisão!

Viajantes do espaço

O homem sempre sonhou em viajar pelo espaço. Por isso, em julho de 1969, os astronautas chegaram à Lua. Em abril de 2001, o milionário norte-america no Dennis Tito se tornou o primeiro turista espacial, ao custo de 20 milhões de dólares. Seu empolgante “passeio” durou alguns dias, antes de regressar com êxito à Terra.

Talvez você e eu nunca tenhamos a fascinante experiência dos astronautas nem de Dennis Tito. Mas, de toda maneira, estamos viajando continuamente pelo espaço. Nosso planeta, como admirável veículo espacial, se locomove a cerca de 1.800 km por minuto em sua órbita perfeita ao redor do Sol, de modo que sempre estamos viajando pelo maravilhoso Universo do Criador.

Mas um dia realizaremos a mais espetacular das viagens espaciais. Deixaremos para trás a Lua, o Sol e todos os planetas de nosso sistema. Viajaremos a uma velocidade desconhecida em direção à casa de Deus, o reino dos Céus, onde poderemos viver com eterna felicidade junto ao nosso supremo Redentor.

Quanto perderemos se não fizermos essa viagem! Perderemos a própria vida. A salvação gratuita e eterna inclui essa viagem, “com tudo pago”. O custo já foi pago por Jesus, quando ofereceu a vida por nossa redenção.

A esta altura, poderíamos nos perguntar o que seria de nós hoje se Jesus não tivesse vindo como o Salvador do mundo. Mas Ele veio, assumiu nossa natureza humana e nos ofereceu Sua vida! Também poderíamos nos perguntar que sentido teria nossa fé se Cristo não tivesse ressuscitado e vencido a morte. Mas Cristo ressuscitou e vive para sempre! Igualmente, poderíamos nos perguntar qual seria o destino da humanidade se Jesus não voltasse à Terra. Mas Ele certamente voltará, fará novas todas as coisas e nos dará vida eterna em Seu reino!
Sem Cristo, o que seria de você e de mim? Mas, com Ele, como é doce viver! Tudo de bom que temos devemos a Ele. Toda a nossa esperança está fundamentada em Seu amor. Todas as nossas debilidades se acabam ao Seu lado, porque Ele é nosso poderoso Salvador.

Continuará...

Ao fim de cada capítulo, dissemos: “A história continua...”. E agora, com maior convicção, me alegro em reiterar que a história do amor de Deus jamais terá fim. Continuará pela eternidade! No glorioso reino de Deus, continuará para sempre a vida dos redimidos, com plena harmonia entre uns e outros. Continuarão também a paz e a alegria, porque ali não se conhecerão a angústia e o pesar da humanidade.

Ali ninguém desejará algo melhor. Tudo será feliz, perfeito, sublime e eterno (Apocalipse 22:1-5). Você imagina viver num mundo assim? Assim será nosso lar! Ali continuaremos vivendo com Jesus para sempre. Que destino glorioso nos espera! E quando, pela graça de Deus, chegarmos ali, por favor, procure-me. Será uma imensa alegria conhecê-lo, para logo nos tornarmos amigos íntimos pelos séculos dos séculos.

PARA RECORDAR:

 1.  Jesus voltará de maneira pessoal, visível e majestosa, e será visto por todos os que estiverem vivos.

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. [...] Todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:27-30).

 2.  Ninguém sabe a data da volta de Jesus, a qual não foi revelada, mas os sinais indicam que esse evento glorioso está próximo.

“Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; sobre a Terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21:25-28).

 3.  Jesus criará uma nova realidade. Na Terra renovada, não mais haverá sofrimento nem dor, pois o mal será eliminado e o mundo voltará a ser perfeito.

    “Vi novo céu e nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:1-4).

PS.: Lembrando que esses temas são do livro AINDA EXISTE ESPERANÇA de Henrique Chaij

É isso amados, esse é o último tema, em seguida postarei a CONCLUSÃO dessa maravilhosa obra! Deus abençoe a todos, leiam todos os temas, tenho certeza que o conhecimento e a sabedoria os farão entender as verdades bíblicas contidas neste livro.

Fiquem na Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário