Sejam Bem Vindos!!!

"E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará". (João 8:32)

Aqui você vai encontrar meu lado espiritual; palavras de Deus, conhecimento, sabedoria! Por isso, venha comigo! Vamos juntos aprender mais de Deus e conhecer um pouquinho de mim... (Day)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nascer de Novo? Como Assim? Entenda agora!

 
Olá Amados, tudo certinho? É... Estou um pouco atrasada em atualizar o blog, mas como sabemos tudo tem o tempo certo, precisamos estar com a mente aberta para meditarmos na palavra de Deus e só assim entender o que Ele quer que seus filhos compreendam.

Hoje, me veio à mente uma dúvida que eu tinha a respeito do versículo abaixo, antes de tal ação acontecer em minha vida:


“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (João3:3-8)

“Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. (I João 3:9)


A vida eterna começa no momento que nascemos de novo no sentido espiritual. O renascimento espiritual significa deixar a vida antiga. O renascimento espiritual causa mudanças nas nossas vidas e objetivos.



Amados, vocês acreditam que eu conhecia desde os 12 anos a trindade (Deus, Jesus e Espírito Santo), só que superficialmente. Fui batizada aos 15 anos e só “nasci de novo” recentemente, isto é, com quase 30 anos! Pois é, depois que eu passei por uma situação muito complicada após a gestação das minhas gêmeas, de alguma forma eu tinha que escolher dentre as opções que Deus me deu para meu futuro, ou para minha vida. 


Em sonho, Ele (Deus) me mostrou em cima de uma cama embaixo de um cortinado onde não havia luz, como se estivesse presa e louca comendo doces, os quais não enxergava, somente quando ao ver um ponto de luz percebi que eram brigadeiros do branco e preto que por fora eram muito convidativos, mas ao mordê-los por dentro estavam cheios de bichos se movendo, de repente apareceu minha mãe, em trajes claros e dizia “tudo isso está em sua cabeça, liberte-se ou morrerá”... Então me lembrei daquele versículo “E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará” (João 8:32).


O Sonho quis dizer que eu deveria fazer uma escolha ficar louca vendo coisas que não existiam (perder a salvação) ou procurar realmente a VERDADE (DEUS) para eu ser liberta. E ao acordar abri a Bíblia e tudo foi confirmado, Deus queria uma mudança em minha vida, em meus hábitos gerais, como esposa, mãe e uma verdadeira cristã.


Foi o que aconteceu, mudei drástica e radicalmente, todos perceberam essa mudança, não foi porque quis e sim um reconhecimento do Amor de Deus, em que no exato momento daquela madrugada houve um arrependimento muito triste de todas as situações passadas que eu sabia que nunca foi de agrado aos olhos de Deus e eu chorei amargamente. Foi a partir daí que nasci de novo. Hoje vejo tudo e o mundo com outros olhos, não mais com um caráter de orgulho como antes, mas com Amor para o próximo.


Vejo como essa mudança me tornou uma pessoa completa, antes era vazia, nada preenchia, por mais que eu tivesse um bom emprego, um marido, filho e pessoas que realmente me amavam, NADA preenchia esse vazio...


Após o nascimento das minhas gêmeas Day Clair e Denise, Deus viu que era a hora de me mudar eu deveria escolher, ficar louca, morrer ou viver para a obra de Deus e eu claro, escolhi viver o Amor de Deus!


Amados, fico imaginando como não pude ver isso antes, porque só agora depois de tantos anos fui descobrir que estamos aqui para servir ao nosso Deus, vivermos nossas vidas buscando almas (vidas) para Jesus e Amar as pessoas de forma especial sejam elas quem forem e no final de tudo isso, estaremos todos juntos. Porque o mal ainda está nesse mundo e cada vez mais intenso, isso mostra que breve Jesus voltará para acabar com todas  maldades e tristezas.


Temos que nos desligar das coisas desse mundo e buscar as coisas lá de cima, de Deus.  Aí fora tem muitas que parecem ser "boas convidativas ou fáceis", como a luxúria, ganhar status acima de tudo não importando passar por cima de outras pessoas, adultérios (tem em casa, mas quer experimentos lá fora), prostituições (dinheiro fácil), desonestidade ou injustiças em busca de benefício próprio,  mentiras (aos olhos de quem a pratica acha-se em vantagem), drogas, vícios, bebedeiras, mas o fim é pura ilusão (vazio), pois no mundo só tereis aflições, mas ao buscarmos Deus em toda sua verdade e justiça vencemos todo e qualquer obstáculo, independente das circunstâncias.


Vejamos um Exemplo: Uma criança colocou a mão no pote de balas. Alguém lhe ofereceu uma caixa de bombons. Vibrando com aquela proposta, olhou para a sua mão cheia de balas que pegara no pote. Contudo, percebeu que a mão só sairia se ela deixasse as balas. O que você faria? Largaria as balas que já estavam em suas mãos, para pegar algo melhor? Ou ficaria com as balas? Para termos os “bombons” precisaremos largar as “balas”!


Isto é, largar as coisas fúteis e inúteis que atrapalham nossa relação com Deus, ao analisarmos saberemos quais são. Tudo o que não agrada os olhos de Deus, além disso, e o mais importante arrepender-se de todo coração diante de Deus das coisas passadas que aos olhos de Deus eram ilícitas, aí sim sua vida será outra e um novo nascimento ocorrerá em VOCÊ!


O acontece depois disso? Sua vida é transformada, você não vê o mundo como antes e sim só pensa em trazer as pessoas que Ama e as que também não tem afinidade (amizade) ou desconhecidas para um encontro real com o Senhor amando-as e desejando que Deus também transforme suas vidas assim como Ele faz com as pessoas que nasceram de novo conhecendo literalmente a VERDADE = DEUS.


Veja:
“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,” (Colossenses 3:9)


Mentiras, fofocas, maledicências, desonras, prostituição, pornografia, palavrões, frieza espiritual, traições e muitas outras coisas são características desta roupa velha. Você realmente quer vestir isso?


Olhe também em (Efésios 4:17-32)
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”


Enfim, que essa mensagem possa fazê-los refletirem sobre sua vida atual e assim concluírem com certeza que se despir do velho homem e vestir-se do novo = nascer de novo será muito mais edificante para todas áreas de sua vida e até mesmo no fim dela, depois lá com Cristo na Eternidade!


"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque  já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3:2). "Fazeis pois morrer a vossa natureza terrena ; prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e avareza que é a idolatria" (Colossenses 3:5). "Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou". 
(Colossenses 3:8-10)
Veja esse vídeo

Fiquem na Paz!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Senhor é meu Pastor e Nada me faltará...


Certa vez fizeram um concurso de declamação do Salmo 23, e muitos foram os candidatos, vieram até atores e poetas, e cada um declamava o Salmo 23 com a voz impostada, com uma voz bonita, faziam gestos e o povo aplaudia entusiasmado; por fim veio um velhinho, de cabelos brancos, o rosto bem enrugado, e falou o Salmo 23. Quando ele terminou de falar, ninguém aplaudiu, houve um silêncio muito grande e todos estavam chorando.

A grande diferença era que aqueles atores conheciam o Salmo 23, mas aquele velhinho conhecia o Pastor do Salmo 23. A nossa fé não é uma religião, não é um sistema, a nossa fé é um relacionamento com Deus; não temos uma série de preceitos para seguirmos; a fé cristã não é um amontoado de preceitos, mas é uma pessoa viva, Jesus. É conhecê-lo, é ter relacionamento com Ele, é ter a vida dele em nossa própria vida.
Leiamos agora o Salmo 23:

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Certa vez, uma criancinha ao ouvir a expressão: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, mais do que depressa disse: “O Senhor é o meu pastor e isto é tudo o que eu quero”. Sábia criança! Se há algo de que todos nós necessitamos é carinho, afeto, amor e cuidado, e não há nada melhor nesta vida do que saber que há um Pastor que verdadeiramente nos ama e que não permite que nada nos falte. O nosso coração bate num compasso de alegria e de muita paz.

 “O Senhor é o meu pastor; e nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes.” (Verso 1 e 2.) Se o Senhor é o meu pastor, a primeira coisa que não irá me faltar é descanso. Ele diz: “Me faz repousar em verdes pastos.” Descanso. Nós vivemos dias em que todos precisam desse descanso. No nosso relacionamento com Deus, se pudéssemos fazer alguns degraus, o primeiro degrau seria descanso.

Nós podemos ter o Senhor como nosso Pastor quando assumimos essa bênção maravilhosa que Ele nos outorga (concede), que é a de ser o nosso descanso. “Deitar-me faz em verdes pastos”; não em um deserto, não em um lugar cheio de areia, mas em pastos verdes. Uma das figuras nas Escrituras que profundamente demonstra o cuidado de Deus com os seus filhos é a de que Ele é o Pastor, e como ovelhas experimentamos a vida abundante garantida por Ele.

Deus nos vê como ovelhas. Ele nos diz que somos ovelhas do seu pasto, e não existe nenhum outro animal que possa representar aquele que tem a vida de Deus, aquele que nasceu de novo, a não ser a figura de uma ovelha. O próprio Senhor Jesus, o Deus encarnado, foi apresentado aos homens como uma ovelha, quando foi dito: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29 partefinal.) Nós somos ovelhas e fazemos parte de um rebanho, somos o rebanho do Senhor.

Será que quando você diz que o Senhor é o seu Pastor e nada vai lhe faltar, você tem noção da riqueza dessa verdade? O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Não me faltará o descanso: “Deitar me faz”. Todas as vezes que nós não descansamos é pelo fato de não contemplarmos o repouso que o Senhor tem preparado para todos nós. Muitas vezes ficamos tão afoitos, correndo de um lado para o outro, e não descansamos naquele que é o nosso refúgio. Nosso Deus, como diz a Palavra, é um Deus que trabalha para aqueles que nele esperam. Nosso trabalho é descansar no trabalho de Deus.

Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará naquilo que concerne ao descanso. Esse descanso não é apenas o descanso físico, não é apenas o descanso que uma noite de sono reparador pode proporcionar, mas aquele descanso na alma.

Uma das passagens mais lindas que temos na Bíblia é o momento da celebração da Ceia, quando Jesus dividia com os discípulos o pão e o vinho, símbolos do seu próprio corpo, e João, um dos seus discípulos, reclinou a cabeça no peito de Jesus. Tente imaginar essa cena: João descansando no ombro do Pastor. João descansou no Senhor. Hoje não temos Jesus fisicamente ao nosso lado, mas podemos sentir o descanso que somente Ele pode nos proporcionar. “Deitar-me faz em verdes pastos.”

Quando obtemos esse conhecimento, não somos destruídos. Passamos a viver, a desfrutar de tudo aquilo que o Senhor, o nosso Pastor, reservou para nós, ovelhas suas. Deixamos a correria desenfreada de lado. Entendemos que pela graça, Deus nos concede uma mesa farta, não precisamos industrializar nada. 

Somente Ele nos oferece o verdadeiro descanso. O Senhor é o meu Pastor, então não me faltará refrigério.
O Senhor é o meu Pastor, portanto não me faltará a restauração. Refrigera a minha alma. Restaura a minha alma. Isso é parte da obra tremenda que Deus faz no mais profundo do nosso ser, restaurando, colocando o nosso mundo interior, que muitas vezes está em desordem, de acordo com a perspectiva dele, da sua Palavra. Sabemos o quanto é bom o refrigério naqueles momentos de pressão, de dor, de angústia, de medo... Então se aproprie do refrigério que vem do trono do Pai. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”, não recite como um poeta, mas procure viver esta realidade, procure encarnar esta palavra.

Nas circunstâncias que parecem ser as mais difíceis, no momento quando você conhece o Pastor e o vê não como um ser afastado, distante, mas alguém com quem você pode ter comunhão, nada realmente lhe falta.

Eu me lembro de um dia em que esse texto me marcou muito. Eu fui chamado para fazer uma visita no Hospital Mário Pena, em Belo Horizonte. Fui visitar um irmão para levar uma palavra de conforto, de oração, queríamos estar ali, juntos; mas qual não foi a minha surpresa quando ali cheguei, sobre a cama havia um corpo que era apenas pele e osso, mas a coisa mais difícil para mim foi ver a face daquele irmão, havia um tumor enorme na sua cabeça, aquele tumor estava aberto, uma ferida exposta, e dentro do tumor havia vermes brancos, os quais eram retirados com uma pinça pela enfermeira. Ali estava aquele irmão, o seu corpo estava morrendo, mas havia um brilho em seus olhos. Eu comecei a ler para ele o Salmo 23, e ele, comigo, começou a ler também: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos; [...] refrigera-me a alma [...]” Naquela situação de dor, naquele momento ali, o que sustentava aquela vida para que o desespero não tomasse conta, era exatamente a certeza que aquele irmão possuía, de que somos apenas forasteiros e peregrinos, e que durante a nossa peregrinação, podemos ter a certeza da companhia do Senhor, da sua presença, da sua realidade.

Não somos permanentes aqui. Havia como que um refrigério naquela vida. Os outros companheiros de quarto, que não conheciam a Jesus, que não tinham esse relacionamento com Deus, como Pastor, como pessoa viva, estavam ali em agonia tremenda. A dor daquele moço não foi suficiente para tirar a paz e a certeza da salvação que ele tinha. E essa paz e a certeza só podem ser sentidas por aqueles que disseram “sim” a Jesus, Senhor e Salvador de nossas vidas.

Interessante que eu fui para levar uma palavra de conforto, mas a pessoa que saiu mais confortada de lá fui eu.

Créditos: Pr. Márcio Valadão

 Vejam o vídeo! A Paz esteja com vocês...

Aquietai-vos, isto é: Deixa Deus cuidar de Você!


Em Salmos 46 verso 8 vejamos um apelo que diz: “Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra.” Que tipo de assolações? Nós as encontramos no verso 9: “Ele põe termo à guerra até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.” A assolação vem apenas para destruir o que está errado. Tudo aqui fala de paz; o texto diz: “Ele põe termo à guerra até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.”

Meus irmãos, a Igreja do Senhor tem um chamado especial, para ser o sal da terra, para ser a luz, para ser um referencial do poder do Senhor neste mundo; e qual deve ser a atitude da Igreja agora?

O versículo 10 diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Não adianta você ficar apreensivo. Ele nos diz para nos aquietar e saber que Ele é Deus! Nós precisamos deixar Deus ser Deus, e saber que Ele é um Deus de amor, é um Deus de poder, é um Deus de misericórdia. Descanse, não se permita viver como aqueles que não têm Jesus. Os que não têm o Senhor é que ficam preocupados; nós nos preocupamos, mas não podemos deixar que a ansiedade venha nos destruir. “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco.” (Versos 10 e 11.)

Em 2 Reis, capítulo 6, a partir do verso 8, temos o relato da atitude de Eliseu na guerra contra os sírios e sobre o comportamento do servo dele, que se apavorou ao ver que o exército do reino da Síria, com milhares e milhares de soldados bem armados, havia cercado o monte, por isso disse ao profeta: “Ai!Meu senhor! Que faremos!”(Verso 15.) O profeta, Eliseu, não apenas estava em paz, como o incentivou a não temer. Eliseu não se desesperou e disse: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (Verso 16.) O que produzia a paz no coração do profeta era o fato de ele contemplar o mundo espiritual. Eliseu fez uma oração a Deus pedindo para que Ele abrisse os olhos do seu servo: “SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja.” 

(Verso 17.) E, no momento quando os olhos daquele moço foram abertos, ele pôde vero Exército de Deus, com miríades e miríades (grande número) de seres espirituais. Creio que nesse exato momento a aflição que dominava esse moço foi embora. A face que marcava intranqüilidade e ansiedade, um semblante carregado, foi se transformando, passando a refletir a paz. Quando você crê na realidade de que o Senhor tem tudo sob o seu controle, uma paz sobrenatural alcança a sua vida.

Deus não é um Deus de anarquia, não é um Deus de confusão. Jesus disse: “O que faço agora, vocês não irão entender, vocês virão a compreender depois.” (João 13.7, grifo nosso.) Você pode estar passando por um momento no qual há muitos questionamentos, lhe falta entendimento de muitas coisas, mas saiba que o único caminho que você tem que fazer é se aquietar e deixar Deus ser Deus.

O verso 11 diz: “O Senhor dos Exércitos está conosco.” Quem está com você é o Senhor dos Exércitos. “O Deus de Jacó é o nosso refugio.” Você pode se refugiar nele, você deve descansar nele. Deus tem colocado no coração da Igreja uma necessidade tremenda pela oração, pela intercessão. Temos pedido que Deus coloque a sua mão para que a nossa terra venha experimentar momentos de paz, momentos de prosperidade, momentos de alegria. Para que a igreja brasileira seja forte, que possa caminhar pelo mundo inteiro anunciando a Palavra do Senhor.

Nós estamos pedindo que Deus salve a nossa pátria; nós não sabemos os meios que Ele irá usar, mas algo que nós sabemos é que estamos orando, intercedendo pela nação, e a Palavra diz para continuarmos nessa batalha de oração, intercedendo, clamando, e haveremos de ver o cumprimento da Palavra que diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7.14.)
Queremos uma terra curada, queremos ver o nosso Brasil curado, queremos ver a nossa terra transformada, e sabemos que a única maneira de tudo isso acontecer é pelo meio do poder de Deus.

Sabemos que é somente por meio de Jesus que a nossa Terra pode ser curada, e eu e você somos o sal. O sal conserva, o sal dá o gosto. A ira de Deus ainda não caiu sobre a Terra em razão de estarmos aqui, como sal, para preservá-la. Que Deus nos ajude e que você possa comer desta palavra: Aquietai-vos.

Tudo está sob controle. A Escritura diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.7.)

Créditos: Pr. Márcio Valadão


domingo, 1 de abril de 2012

Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza!


Estamos vivendo dias difíceis, momentos delicados e de muita perplexidade, e diante dos dias maus, aqueles que ainda não conheceram a Cristo questionam a existência de Deus em meio a tantas dificuldades, porém, a Igreja do Senhor, por meio da Palavra dele, enxerga todas as coisas por uma perspectiva diferente. Sabe que Deus está no trono e tem tudo sob controle.

Toda a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo, nada fora escrito por acaso. Por meio dela encontramos respostas que o mundo e ninguém podem nos dar, somente o Senhor. Por isso, leitor amado, quero plantar no seu coração o que está no Salmo 46. Há uma Palavra de Deus para você, para nós. Creio que a leitura desse Salmo trará com certeza, se você se apropriar dela, não apenas bênçãos, mas, acima de tudo, a realidade do poder do Senhor.

Vamos à leitura:

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó está é o nosso refúgio.” (Salmo 46.)

Temos uma grande facilidade para nos acostumarmos até mesmo com as coisas ruins. Muitas pessoas vivem doentes, se acostumam com a dor e passam a conviver com ela de maneira natural.

Conheci uma senhora que por muito tempo sofreu com uma dor de cabeça; ela não se lembrava de um único dia em que não sentira a dor de cabeça, como se a dor fosse parte dela. Mas certo dia, para louvor do nome do Senhor, ela foi curada. E ao sentir o alívio, a libertação daquele mal, disse: “Como passei tanto tempo sofrendo aquela dor?” Muitas vezes nos acostumamos com o anormal, com as situações anômalas.

Temos orado para que o Senhor traga sobre a nossa Terra um tempo de paz, um tempo de alegria, um tempo no qual as pessoas possam viver sem tanta dor e tanto sofrimento. Sem que aconteça sobre a nossa Terra o que estamos vendo hoje: tanta miséria, tanta desigualdade, tanta injustiça. Que possamos experimentar a realidade do poder do Senhor. Eu quero plantar no seu coração o que está na Palavra de Deus.Uma coisa que não podemos esquecer é que, ao mesmo tempo em que você é cidadão deste mundo, você é também cidadão do reino de Deus.

Neste pequeno Salmo de apenas 11 versos, por duas vezes é apresentada a seguinte expressão: “O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” (Versos 7 e 11) E no verso 1: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza; socorro bem presente nas tribulações.” Deus é! Não está escrito que Ele será, ou que Ele foi, está escrito que Ele é. Hoje, aqui, agora e para sempre “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Agora veremos a descrição que o salmista faz sobre a tribulação. Tribulação esta, que não se refere a doença, mas que envolve a todos. Vejamos o versículo 2: “Portanto, não temeremos [...]” O que não deveremos temer? “[...] ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.” (Versos 2 e 3.) Ainda que todas essas coisas venham a acontecer, ainda que a Terra venha a ser sacudida, ainda que os montes sejam abalados, ainda que as situações sejam as mais terríveis, “não temeremos”, conforme nos diz a Palavra. Há uma grande diferença entre aqueles que têm o Senhor e aqueles que não têm o Senhor nos momentos de lutas, nos momentos de dor, nos momentos difíceis.

A crise não desenvolve o nosso caráter, a crise revela o nosso caráter, a crise não desenvolve a nossa fé, ela revela a nossa fé. É em momentos assim que revelamos onde está a nossa confiança, onde está o nosso descanso. A Palavra nos diz que enquanto todas as coisas são abaladas, o reino de Deus permanece inabalável. Em Hebreus, capítulo 12, versos 27 a 28, também está escrito esta verdade, tudo pode ser abalado, menos o reino de Deus. Os versículos 4 e 5 do Salmo 46 nos dizem que há um rio, e Jesus falou muito a respeito desse rio, referindo-se ao próprio Espírito Santo: “Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das morada do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada.” Ainda que a referência ao rio, à cidade e à morada de Deus diga respeito a um lugar específico, Jerusalém, a realidade hoje é espiritual.

Nós somos essa morada de Deus. E o próprio Jesus dissera que aquele que nele cresse do seu interior fluiriam rios de águas vivas (João 7.38). Não existe esta coisa de destino, pré-determinismo, é um engano as pessoas acharem que isso existe. A Palavra diz que o Senhor Deus reina, que Deus é Rei e que tudo está sob o seu controle, e, quando vemos que Deus está no trono e que Ele não abdicou do seu poder, temos paz no coração.

Por isso a Palavra diz: “Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.” (Verso 5 e 6.) Muitas coisas podem acontecer quando você permite que a voz do Senhor, a Palavra de Deus, de uma forma profunda, domine a sua vida, você pode ter esta certeza no verso 7: “O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Seu refúgio, sua segurança, não é o seu emprego, não é o seu dinheiro, sua segurança não são os seus bens, não é a sua saúde, sua segurança é Deus. Vão é o socorro que vem do homem; a sua riqueza maior é a sua fé, é o seu relacionamento com o Deus vivo, é isso que conta.

Por isso você pode ouvir esta palavra: “O Senhor dos Exércitos está conosco, Ele é o nosso refúgio.”

Créditos: Pr. Márcio Valadão



Amados fiquem na PAZ  e tenham uma excelente semana!