Sejam Bem Vindos!!!

"E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará". (João 8:32)

Aqui você vai encontrar meu lado espiritual; palavras de Deus, conhecimento, sabedoria! Por isso, venha comigo! Vamos juntos aprender mais de Deus e conhecer um pouquinho de mim... (Day)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Por que Deus permite o sofrimento? E até quando Senhor temos que suportar isso?


Olá Amados, tudo certo? Vi essa cena no facebook hoje, a qual me deixou chocada e emocionada e resolvi colocar aqui minha visão em relação a situação.

...É triste ver como tantas pessoas sofrem, é preciso ver miséria, fomes, guerras, a fúria do mar (tsunamis) e terremotos, para assim as pessoas acordarem para realidade de que elas precisam de Deus!

Não digo nesse caso, às vezes as pessoas não tem acesso ou não foram ainda beneficiadas com o evangelismo, mas muitas ou a maioria tem a oportunidade de conhecer a verdade e simplesmente ignoram, será preciso morrer cem, duzentos, trezentos mil com guerras, pestilências, fomes e catástrofes naturais para que dois milhões acordem e enxerguem a verdade...

 “Meu Deus até quando? Sabemos que o Senhor é longânimo, tem extrema paciência, ou melhor, Amor o suficiente para esperar as pessoas te aceitarem, mas quantos padecerão, sofrerão até o seu dia chegar? Lamento-me Senhor vendo essas cenas e o pior é que não posso fazer nada, são fatos que acontecem para que o MUNDO acorde!”

 Essa imagem que viram, não é uma cena natural que simplesmente deveria acontecer porque o lugar ou o país é de 3º mundo ou por viverem em condições subumanas que não conseguem se sustentar! NÃO, o mundo vive em seus últimos estágios onde as iniqüidades (pecados) de seus viventes são tão demasiadas, que leva ao sofrimento e caos humano...

Temos que aprender a Amar o próximo como a nós mesmos e não olharmos somente para o nosso umbigo. Buscar a verdade e amá-la, Amar o nosso Deus acima de tudo e assim reconhecer nossos erros, para que as coisas mudem, pelo menos para quem aceitou mudar e viver a luz na segurança de Deus, até não mais pertencermos a esse mundo.

Chegará uma hora em que muitos depois se lamentarão por não ter aceitado a Deus através de uma evangelização que Ele de alguma forma fez com que chegasse ao seu coração. Deus ele é benigno para com todos, ele dá chances, mostra o caminho e as pessoas simplesmente o ignora e desviam os próprios passos para caminhos errados e ainda por cima conscientes.

Será preciso a pessoa passar por uma doença terminal ou um acidente trágico para lembrar que Deus existe, será? Infelizmente isso acontece muito e só depois entendem porque passaram por tal situação, não porque Deus fez com que acontecesse e sim porque o pecado foi o causador, “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Então, escolha aceitar a Deus antes que você perca seus bens mais preciosos, que é sua vida, sua família, seus filhos...

A cobiça, o adultério, a mentira, ganância, desonestidade, injustiça, orgulho e a falta de humanidade para com o próximo, tudo isso são algumas ações pecaminosas ou iniqüidades, como sendo raiz de todo o mal que esse mundo vive e que você vive!

Enfim, que possamos enxergar o Deus vivo como nosso primeiro Amor e provedor de tudo, pois só existimos porque Ele nos proveu, Ele permitiu. Se você acordou hoje, está vivo porque ele te sustentou e te fez habitar em segurança! Ele voltará e acabará com todo esse sofrimento e nos levará para sua glória e toda lágrima terá fim!

Renasça, ou melhor, nasça de novo, esqueça o velho homem, o velho caráter e se torne um novo homem com princípios justos e fiéis aos olhos de Deus, ele te recompensará no final, tenha certeza disso! A porta é estreita, seguir dessa forma é difícil, mas a recompensa é incalculável, só a majestosa graça de Deus sabe o quão grande será nossa recompensa, acredite, não só aqui! Mas com ele na eternidade... Creia nisso!

Lembre-se, Jesus te Ama, não deixe que sua vida vire um caos para deixar o Senhor agir, aceite-o e tenha uma vida plena e de certezas que só Ele pode dar, ao escolhermos viver neste mundo sem o auxílio dEle, enfrentamos todo o mal sozinhos e de peito aberto. Agora com Ele tudo coopera para o bem daqueles que o amam, aceite a Salvação de Jesus e se redima de seus pecados, renove seu amor com ele todos os dias, viva uma vida de princípios morais e éticos valorosos.

Dica: Leia a Bíblia e adquira sabedoria para todos os sentidos da sua vida!
veja esse vídeo!
Por: Day (Leidiane G. Moreira)
Deus te abençoe!
Fiquem na Paz!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Homossexualismo à luz Bíblica




Os primeiros seres humanos que Deus criou foram Adão e Eva- um homem e uma mulher. Como homem e mulher, Deus fez com que tivessem um relacionamento exclusivo um com o outro, diferente de todas os outros relacionamento que eles teriam. Entregues um ao outro para uma vida de comprometimento estabelecido por Deus (o que chamariam de casamento), eles se tornariam uma só pessoa.

A Bíblia diz " Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gênesis 2:24). Essa união acontece com o sexo. A partir desta relação especial, famílias serão formadas, sociedades serão estabelecidas e o amor de Deus pelos seus será demonstrado através deste exemplo de compromisso e relação complementar.

Homossexualismo- a união sexual entre pessoas do mesmo sexo- vai contra todo o plano de Deus para a relação única que Ele estabeleceu para o homem e mulher, desde o início. Ao invés de nutrir amor e segurança na aliança (que dura para sempre) do relacionamento e família, promoverá confusão, desordem e enfermidades.

A homossexualidade não é o caminho traçado por Deus para os seres humanos, por isso Ele se mostra contrário na Bíblia "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" (Levítico 18:22). Muitos dirão que nasceram homossexuais, mas através de Jesus Cristo, cada um de nós pode nascer de novo.

Isso é o que a salvação é, através da fé em Jesus Cristo: Você matará o seu velho eu, seus pecados e desejos e nascerá de novo em Jesus Cristo, que foi perfeito e viveu para agradar e honrar a Deus. Se é isso que você quer, confesse e renuncie (isto é, deixe) seus pecados e seu velho caminho de homossexualismo e peça a Deus que te liberte disso. Nada é grande demais para Deus. Ele pode te salvar de qualquer coisa.

Versículos

"E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."  João 8:11

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:34-36)

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"  (João 3:3)


Créditos: GMO (Global Media Outreach)


Fique na Paz!

terça-feira, 20 de março de 2012

CONCLUSÃO do Livro "Ainda Existe Esperança" - 14 Temas postados anteriormente.


Neste livro, focalizamos Jesus, desde Seu nascimento em Belém até Sua morte no Calvário, com Sua posterior ressurreição e ascensão ao Céu. Maravilhamo-nos recordando Suas obras e prodígios. Alegramo-nos vendo-O como nosso divino Mestre, nosso amável Criador e Redentor, e nosso constante Provedor, que sabe onde vivemos, em que trabalhamos, o que necessitamos e que nos estende com amor Sua mão ajudadora para suprir todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19).

Também vimos Jesus como o Senhor que deseja morar na intimidade de nosso coração. Agora, acabamos de vê-Lo como nosso Salvador que logo virá em glória para nos levar para Seu eterno reino. Não duvide! Jesus vem! Prepare-se, ame-O e viva em Sua presença. Assim, você será cada dia mais semelhante a Ele.  

De todo coração, desejo que você tenha apreciado a leitura. Agora você sabe que o Senhor é seu poderoso e amoroso companheiro, que pode sustentá-lo e salvá-lo na viagem diária da vida. Por isso, sem falta, faça a viagem com Ele  - uma caminhada fascinante cada dia.

• Um caminho pode ter subidas e descidas, como acontece na vida: com êxitos e fracassos. Mas lembre-se de que no caminho de Cristo sempre subimos, porque ele leva ao topo. Suba, então, por esse caminho, e você alcançará suas melhores aspirações!

• Um caminho pode ter suas margens definidas ou irregulares, como aconteça na vida: com barreiras de contenção ou sem nenhuma. Mas o caminho de Cristo nos detém, e evita que caiamos no acostamento e nele fiquemos detidos. Permita, então, que Cristo o segure pela mão, para que você possa fazer apenas o que é bom!

• Um caminho pode ser escorregadio quando chove, como acontece na vida: Com escorregões e deslizes. Mas no caminho de Cristo você pode avançar sem perigo, se obedecer às Suas indicações. Siga, então, as instruções do Senhor, e evitará sérios escorregões!

• Um caminho pode nos levar a um bom destino, ou pode nos conduzir ao precipício, como acontece na vida, conforme seja nosso modo de agir. Mas o caminho de Cristo nos leva ao lugar mais feliz: o reino de Deus, onde a vida será eterna. Caminhe, então, com Jesus, e chegará à meta celestial!

Não existem muitos caminhos para chegar a Deus e à redenção. Jesus diz com clareza: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6). Que privilégio conhecer esse caminho e andar nele com fidelidade! Por isso, convido você, amistosamente, a caminhar com Cristo. 

Transite cada dia com Ele e coloque sua vida sob a direção divina. Permita que a Palavra de Jesus ilumine sua mente e o faça amar a verdade de Deus.  

Se estes temas o ajudaram a iniciar ou a confirmar sua caminhada espiritual com Jesus, não pare; continue desenvolvendo seu relacionamento com Ele. O Senhor Jesus o sustentará nas lutas e o levantará nas quedas. Nunca falhará com você, nem Se distanciará. Hoje e sempre Ele será sua suprema esperança e seu maravilhoso Redentor.

Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida. Agarre-se à feliz certeza da salvação por meio de Jesus. Não a deixe passar. O Senhor tem reservada para você uma mansão em Seu reino, e está prestes a vir para lhe entregar essa mansão celestial. Prepare seu coração para receber esse inefável presente de amor. Você fará isso sem demora? Parabéns por sua inteligente decisão! Saiba que, para quem aceita Jesus, sempre existe esperança, pois Ele é o Autor da esperança.

Se você gostou dos temas ou mensagens deste livro e deseja obter mais informações, acesse o site:    www.esperanca.com.br 
ou 

Você pode também entrar em contato através do e-mail: atendimento@esperanca.com.br

ou 

escrever para: Projeto Amigos da Esperança Caixa Postal 7, Jacareí, SP -  CEP 12300-970.

Saiba que Deus tem um plano especial para sua vida. Procure conhecê-lo melhor e viva com mais esperança.

"Amados, é isso, espero que tenham gostado desse livro maravilhoso, especialmente editado para todos nós que precisamos saber mais e mais sobre as verdades bíblicas que Deus compete à pessoas usadas por Ele para nos mostrar que a verdadeira Esperança está somente em aceitarmos em nossas vidas o nosso criador e Pai Jesus Cristo, Deus e Espírito Santo!" (Por Day - Leidiane G. Moreira)

Fiquem na Paz!

Tema 14 - A Esperança do Futuro (último tema do livro)


Em 1972, os autores C. Christians, E. J. Schipper e W. Smedes descreviam assim a condição do mundo: “Imagine que toda a população mundial fosse reduzida ao tamanho de uma aldeia de 100 habitantes. Desses, 67 seriam pobres e os outros 33 pertenceriam a diversos níveis sociais. Do total dessa população, apenas 7 seriam norte-americanos; os outros 93 habitantes observariam os 7 norte-americanos gastar a metade de todo o dinheiro e comer a sétima parte do alimento. Essas 7 pessoas teriam dez vezes mais médicos que as 93 restantes e continuariam aumentando seu poder aquisitivo cada dia mais, ao passo que as 93 teriam cada dia menos.”

Essas cifras mudaram em parte com o passar dos anos. Porém, lamentavelmente, o irritante contraste entre os poucos que têm muito e os muitos que têm pouco ainda se mantém de pé. Até dentro de um mesmo país aparecem essas diferenças socioeconômicas, que produzem inevitável pesar e rejeição entre os menos favorecidos.

Mas, diante de tal quadro de má distribuição da riqueza mundial, é alentador saber que um dia desaparecerão todas essas odiosas diferenças. Entretanto, Paulo nos exorta a viver alegres na esperança (Romanos 12:12), e aguardar “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13). A esperança não morreu, e está cada vez mais luminosa. O Senhor fará “novos céus e nova Terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13).

Essa esperança da volta de Jesus, para acabar com o mal e criar um novo mundo, aparece praticamente em todos os livros do Novo Testamento, e não morreu ao longo de 2 mil anos de história da igreja cristã. Os verdadeiros seguidores de Jesus vivem sempre na expectativa de que Ele virá em breve. E sabem que a demora não se deve a uma falha na promessa, mas à misericórdia de Deus, que oferece a oportunidade ao maior número possível de pessoas. No 1º século, essa já era a compreensão dos cristãos. O apóstolo Pedro escreveu: “Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

A grande promessa

Não existe promessa mais reconfortante que a feita pelo nosso Senhor sobre Sua segunda vinda à Terra. Ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

Os governantes mais otimistas podem prometer tempos melhores. Mas nem com toda a concentração do poder humano será possível construir um mundo melhor. Chegamos a um eco sem saída no esforço de mudar o curso da história. Mas, em meio à incapacidade humana, aparece a luminosa promessa divina. Jesus nos pede que não nos alteremos, que mantenhamos a calma, porque há uma gloriosa esperança, um remédio para a angustiante enfermidade do mundo.

Esse remédio é a segunda vinda de Cristo, que porá fim a todas as desgraças e doenças terrenas. Dessa vez, Jesus não virá como o menino da manjedoura, mas como “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16). “Há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos” (Mateus 16:27). Virá “sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30). Virá como o Cristo vencedor, vitorioso sobre o mal, tendo derrotado definitivamente o inimigo.

Será um fenômeno tão glorioso e espetacular que “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7). “Virá do modo como O vistes subir” (Atos 1:11). Ou seja, assim como Seus discípulos O viram ascender ao Céu, também, de modo visível, voltará o Senhor para cumprir Sua promessa de fazer “novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). E, quando O virmos, exclamaremos com alegria indizível: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:9).

Assim, concluímos que não é bíblica a idéia difundida em alguns círculos cristãos de que Jesus levará as pessoas para o Céu através de um “arrebatamento secreto”. A vinda de Jesus será pessoal, visível e gloriosa. Ele vem com sons de trombetas, como poderoso Rei. De igual modo, não é bíblica a idéia de que um grupo será deixado para trás durante um período de sete anos, em que as pessoas terão a oportunidade de se converter.  A oportunidade de salvação é agora, porque quando Ele vier será para outra finalidade.

Não se alegra seu coração ao pensar que Jesus voltará e mudará para sempre toda a face da Terra? Alegremo-nos! A maldade do mundo tem seus dias contados. Falta pouco para que o Redentor volte e nos leve ao Seu reino.

Sinais do fim

Embora a promessa seja segura, ninguém sabe o dia nem a hora do regresso do Senhor (Mateus 24:36). Se alguém pretender prever o dia, ainda que com a melhor intenção, cometerá o pior erro, porque Jesus chegará na hora em que não estivermos esperando (v. 44). Contudo, podemos saber o tempo em que Cristo virá. Ele ensinou que haveria sinais que indicariam a proximidade desse dia.

Quais são esses “sinais” ou indícios precursores? Essa também foi a pergunta que formularam os discípulos ao Mestre: “Que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3). E a resposta foi imediata. O Mestre disse que haveria enganadores e falsos cristos, que ensinariam o erro e confundiriam as pessoas (v. 24). Dessa forma, a verdade divina ficaria ofuscada, e o engano ocuparia seu lugar.     
     
A crescente confusão espiritual de nossos dias não é outra coisa senão o cumprimento dos sinais preditos por Jesus. E a confusão mental e o vazio de coração levam inevitavelmente à corrupção da conduta, com efeitos destrutivos sobre a sociedade em geral. O câncer da corrupção está arruinando o mundo de hoje. Quantos países da Terra sofrem os estragos dessa maldição, sem que se possa detê-la! Roubo, mentira, suborno, falsidade, cobiça, tudo a serviço da ganância insaciável do coração corrompido! Isso estava predito.

Jesus disse que, antes de Sua vinda, o mundo seria como “nos dias anteriores ao dilúvio” (Mateus 24:37-39), quando as pessoas levavam uma vida licenciosa e “a Terra estava cheia de violência” (Gênesis 6:11, 13). Não é isso o que vemos em nossos dias? A violência está descontrolada. Seqüestros, assassinatos, estupros, assaltos, roubos nas ruas, agressão de toda espécie... Essas formas de violência têm semeado a insegurança e o temor na população. 

Jesus também falou de guerras, pestes, fomes e terremotos “em vários lugares” (Mateus 24:7), com as desgraças e mortes que produzem essas calamidades. Quanto sangue é inutilmente derramado na guerra entre nações! Quantos milhões de pessoas destruídas pelas epidemias e pestes mais variadas! Quantos outros milhões adoecem e morrem por causa da fome! E quantas outras pessoas perdem a vida nos gigantescos maremotos e terremotos!

Entre os sinais do fim, Jesus mencionou os fenômenos da natureza, como os terremotos frequentes. De fato, hoje esses fenômenos têm assustado a população. E não é para menos, pois a natureza tem grande poder de destruição. Basta mencionar o vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, que entrou em erupção em abril de 2010 e causou um prejuízo de bilhões de dólares à economia europeia, em especial na área da aviação. É incrível como um só vulcão pode parar um continente!

O Senhor predisse tudo isso para nos mostrar o tempo de Sua vinda. E acrescentou: “Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35). Com isso, Ele indicou que a promessa de Sua vinda é firme e segura. Podemos confiar nela e nos manter felizes e otimistas com essa gloriosa esperança.

Preparados sempre

Considerando que Jesus voltará à Terra, é evidente que devemos nos preparar para recebê-Lo. Ele mesmo aconselhou: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mateus 24:42). Trata-se de um preparo espiritual, que consiste em amar o Senhor, aceitá-Lo como nosso Redentor e fazer Sua divina vontade.

Num gigantesco avião de transporte que voava sobre o Himalaia, surgiu inesperadamente um defeito em um de seus motores. Era impossível retornar ao aeroporto de partida. Então, o comandante decidiu jogar fora a preciosa carga que levava, de quase cem toneladas, e assim o avião pôde atravessar a cordilheira. O co-piloto, que era um cristão sincero, comentou: “Se o fato de ter abandonado a carga do avião salvou minha vida física, por que não deveria também abandonar o pecado do coração, para salvar minha vida espiritual?”

Como os tripulantes daquele avião, você e eu também estamos de viagem para a eternidade. Portanto, não deveríamos abandonar toda carga de mal que nos impeça de chegar a esse glorioso destino? Assim nos aconselham as divinas Escrituras: “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).

Jesus deseja voltar o quanto antes para nos levar ao lar celestial, mas para isso nos convida a estar preparados. A Bíblia diz que devemos manter um “santo procedimento e piedade”, e aconselha: “empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2 Pedro 3:11, 14). Estamos levando em consideração esses sábios conselhos.

O mundo de amanhã

Há pouco tempo viajávamos sobre as águas do Atlântico. Os dias eram ensolarados e de mar sereno. Ao observar as águas de azul limpo e profundo, nosso olhar também captava a imponência de cada entardecer, e, cada manhã, o glorioso nascer do sol. Diante dessa impressionante beleza do firmamento, nosso assombro crescia sem limites.

Do convés superior do barco, orávamos com admiração: “Senhor, quão grande e lindo é o mundo que criaste! Quanta perfeição e harmonia vemos no céu, e também na Terra, apesar de os homens a estarem contaminando! Se o mundo em que vivemos é assim maravilhoso, como será o mundo sublime e resplandecente que nos prometeste e onde passaremos contigo a eternidade!”

As Sagradas Escrituras declaram que no reino de Deus não haverá sequer a mínima sombra de imperfeição. Ali não existirá a maldade, nem a injustiça, nem a enfermidade, nem tampouco a morte (Apocalipse 21:4). A vida será eterna, sem fim! “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10). Que mundo maravilhoso nos espera! Um mundo sem egoísmo e agressão, insegurança e temor, guerras e força militar, queixas e dor, hospitais e cemitérios; onde tudo, absolutamente, será perfeito e eterno, e a alegria preencherá para sempre o coração dos redimidos!

Por mais que imaginemos esse mundo de glória, jamais poderemos ter sequer uma ideia de como será. Aqui cabem as palavras de Paulo: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1 Coríntios 2:9). Esse é o mundo inimaginável que nos dará nosso Redentor quando vier pela segunda vez.

Nesse dia haverá a ressurreição dos justos e a transformação dos vivos que serão redimidos. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; [...] depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16, 17).

A Bíblia também afirma: “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. [...] Então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:52-55).

Detalhando um pouco mais, os mortos voltarão à vida em dois grupos distintos: (1) salvos e (2) perdidos. Os salvos ressuscitarão quando Jesus voltar e irão com Ele para o Céu, onde reinarão por mil anos, voltando depois para viver na Terra renovada para sempre. Já os perdidos ressuscitarão mil anos mais tarde, quando receberão o castigo por sua maldade e serão destruídos para sempre. Nesse intervalo de mil anos entre as duas ressurreições, durante o chamado “milênio”, os que forem para o Céu estarão julgando o caso dos que serão destruídos. Você pode ler sobre isso em Apocalipse 20. Deus é tão justo e amoroso que não quer deixar dúvida no Universo sobre Sua decisão!

Viajantes do espaço

O homem sempre sonhou em viajar pelo espaço. Por isso, em julho de 1969, os astronautas chegaram à Lua. Em abril de 2001, o milionário norte-america no Dennis Tito se tornou o primeiro turista espacial, ao custo de 20 milhões de dólares. Seu empolgante “passeio” durou alguns dias, antes de regressar com êxito à Terra.

Talvez você e eu nunca tenhamos a fascinante experiência dos astronautas nem de Dennis Tito. Mas, de toda maneira, estamos viajando continuamente pelo espaço. Nosso planeta, como admirável veículo espacial, se locomove a cerca de 1.800 km por minuto em sua órbita perfeita ao redor do Sol, de modo que sempre estamos viajando pelo maravilhoso Universo do Criador.

Mas um dia realizaremos a mais espetacular das viagens espaciais. Deixaremos para trás a Lua, o Sol e todos os planetas de nosso sistema. Viajaremos a uma velocidade desconhecida em direção à casa de Deus, o reino dos Céus, onde poderemos viver com eterna felicidade junto ao nosso supremo Redentor.

Quanto perderemos se não fizermos essa viagem! Perderemos a própria vida. A salvação gratuita e eterna inclui essa viagem, “com tudo pago”. O custo já foi pago por Jesus, quando ofereceu a vida por nossa redenção.

A esta altura, poderíamos nos perguntar o que seria de nós hoje se Jesus não tivesse vindo como o Salvador do mundo. Mas Ele veio, assumiu nossa natureza humana e nos ofereceu Sua vida! Também poderíamos nos perguntar que sentido teria nossa fé se Cristo não tivesse ressuscitado e vencido a morte. Mas Cristo ressuscitou e vive para sempre! Igualmente, poderíamos nos perguntar qual seria o destino da humanidade se Jesus não voltasse à Terra. Mas Ele certamente voltará, fará novas todas as coisas e nos dará vida eterna em Seu reino!
Sem Cristo, o que seria de você e de mim? Mas, com Ele, como é doce viver! Tudo de bom que temos devemos a Ele. Toda a nossa esperança está fundamentada em Seu amor. Todas as nossas debilidades se acabam ao Seu lado, porque Ele é nosso poderoso Salvador.

Continuará...

Ao fim de cada capítulo, dissemos: “A história continua...”. E agora, com maior convicção, me alegro em reiterar que a história do amor de Deus jamais terá fim. Continuará pela eternidade! No glorioso reino de Deus, continuará para sempre a vida dos redimidos, com plena harmonia entre uns e outros. Continuarão também a paz e a alegria, porque ali não se conhecerão a angústia e o pesar da humanidade.

Ali ninguém desejará algo melhor. Tudo será feliz, perfeito, sublime e eterno (Apocalipse 22:1-5). Você imagina viver num mundo assim? Assim será nosso lar! Ali continuaremos vivendo com Jesus para sempre. Que destino glorioso nos espera! E quando, pela graça de Deus, chegarmos ali, por favor, procure-me. Será uma imensa alegria conhecê-lo, para logo nos tornarmos amigos íntimos pelos séculos dos séculos.

PARA RECORDAR:

 1.  Jesus voltará de maneira pessoal, visível e majestosa, e será visto por todos os que estiverem vivos.

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. [...] Todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:27-30).

 2.  Ninguém sabe a data da volta de Jesus, a qual não foi revelada, mas os sinais indicam que esse evento glorioso está próximo.

“Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; sobre a Terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21:25-28).

 3.  Jesus criará uma nova realidade. Na Terra renovada, não mais haverá sofrimento nem dor, pois o mal será eliminado e o mundo voltará a ser perfeito.

    “Vi novo céu e nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:1-4).

PS.: Lembrando que esses temas são do livro AINDA EXISTE ESPERANÇA de Henrique Chaij

É isso amados, esse é o último tema, em seguida postarei a CONCLUSÃO dessa maravilhosa obra! Deus abençoe a todos, leiam todos os temas, tenho certeza que o conhecimento e a sabedoria os farão entender as verdades bíblicas contidas neste livro.

Fiquem na Paz!!!

Tema 13 - Amigos da Esperança


Depois de um dia de poucas vendas no mercado, um modesto pescador regressava cansado para casa. Em sua cesta, levava de volta boa parte da mercadoria. No caminho, foi surpreendido por uma furiosa tormenta, que o obrigou a se refugiar na casa de seu amigo floricultor que vivia à beira da estrada.

O floricultor ofereceu ao pescador lugar para passar a noite, e o hospedou no quarto que dava para o jardim. Mas ali a fragrância das flores não o deixava dormir. Então, o homem se levantou, pegou em sua cesta os peixes, os pôs num recipiente com água para que exalassem mais cheiro, colocou-o junto à cabeceira da cama e, em seguida, dormiu profundamente. Para ele, era mais agradável o forte odor de peixe que o delicado perfume das flores.

Algo parecido acontece a muitas pessoas. Vivem tão acostumadas a respirar a moral desordenada do mundo que as rodeia que perdem o gosto pela atmosfera espiritual que produz a fé sincera em Jesus. Mas você e eu podemos ser diferentes. Se Jesus mora em nosso coração, podemos desfrutar uma fé sem contaminação, onde o mal não tem lugar e o bem domina nossa conduta.

Cristãos de verdade

Não basta que nos chamemos “cristãos”, ou que só tenhamos a aparência de cristãos. Muitas vezes, infelizmente, esse cristianismo exterior traiu os nobres princípios da fé cristã. Foram “cristãos” os mercadores de escravos do passado; foram “cristãos” os que deram início a terríveis guerras; e, com freqüência, são “cristãos” os narcotraficantes que estão corrompendo a sociedade. São “cristãos” também os maiores consumistas do mundo, que, com suas frivolidades e excessos de todo tipo, vão perdendo a noção do essencial e da riqueza interior.

E que diremos dos abusos, das aflições, das injustiças, dos crimes, roubos e da corrupção que cometem todos os dias os que levam o rótulo de “cristãos”? O que diremos também dos lares divididos, do ódio entre irmãos, da inimizade racial, do desprezo humano entre uma classe social e outra? Tudo isso se alastra de maneira alarmante entre os “cristãos”, chamados a ser o melhor povo da Terra. É lamentável essa contradição entre o que dizemos ser e o que somos de verdade. 

O cristão genuíno tem mais que um verniz superficial de religiosidade. Ele cultiva a fé da convivência com Deus, possui convicções estáveis, com base nos ensinamentos do Mestre, é íntegro e fervoroso, tem interesses superiores e transcendentes. Solicita a ajuda divina para viver uma vida pura e separada do mal.

Jesus declara com amor: “Por que Me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46). Decepcionamos Cristo quando mantemos um coração duplo ou uma linguagem dupla em nosso comportamento cotidiano. Mas O honramos e alegramos quando atuamos com pureza e fidelidade.

Um famoso escultor, desejando aperfeiçoar sua arte, costumava se perguntar diante de cada obra que fazia: “Como Michelangelo faria isto?” Essa pergunta o ajudava a redobrar o esforço e a melhorar seu trabalho. Para esse escultor, sua maior inspiração era Michelangelo.

Não poderíamos fazer a mesma pergunta em relação a Jesus, para imitar Seu exemplo e perfeição? Assim, seríamos mais parecidos com Ele. No mundo de hoje, quando é tão comum tomar como modelo as atrativas figuras do mundo artístico, não é muito melhor tomar como modelo a Jesus, e nos perguntar a todo o momento o que Ele faria se estivesse em nosso lugar?

Partilhe a descoberta

Além de sermos cristãos autênticos, é fundamental compartilhar com outros as bênçãos que Deus nos dá. A magnífica obra de transformação de Deus em nós conserva seu vigor quando também mostramos a outros como obtê-la. Crescemos quando indicamos ao próximo o caminho da felicidade e da vida eterna.

A esta altura do livro, você acha que está mais perto de Deus do que quando começou a leitura? Então, agora você tem o privilégio de fortalecer seu coração ao despertar a fé em outros. Você se sentirá feliz e será um canal de bênçãos para outros.

Como experiência, um homem colocou sobre a mesa de sua cozinha um pequeno pedaço de doce. Em seguida, colocou uma formiga sobre ele. O que fez a formiga? Desceu por uma das pernas da mesa e se perdeu de vista. Um momento depois, voltou a mesma formiga, mas dessa vez seguida de uma longa fila de amigas, para que todas também pudessem participar do doce.

Assim age o bom seguidor de Cristo. Uma vez que tenha provado a doçura do Senhor e Sua eterna verdade, sente-se motivado a compartilhar o evangelho redentor. Faça como a formiga da experiência: comunique a outros – amigos, parentes e chegados – a grande descoberta que mudou sua vida.

Quando Jesus curou um homem endemoninhado, disse-lhe: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti” e o homem “foi anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito” (Lucas 8:39). Hoje o Senhor nos faz o mesmo pedido. Você é cristão e ama Jesus? Fale a outros sobre Ele.

Contudo, a missão de pregar não foi deixada ao acaso. A igreja é a agência criada por Jesus para espalhar ao mundo a mensagem de Seu amor. Idealizada para cumprir uma nobre missão, a igreja é uma comunidade de fé, amor e esperança. Chamada no Novo Testamento de “corpo de Cristo”, a igreja verdadeira segue os comandos da cabeça. Ela valoriza os ensinos de Jesus e obedece aos Seus mandamentos. Por isso, o apóstolo Paulo diz que a igreja do Deus vivo é “coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15). Acima de tudo, os membros dessa comunidade amam Jesus e partilham com os outros as boas-novas sobre Ele. São amigos e mensageiros da esperança. 

Anos atrás, minha esposa e eu voávamos de Tóquio a Taipei, capital de Taiwan. A jovem aeromoça que nos atendia falava um pouco de espanhol. Por essa razão, várias vezes foi até nós para praticar a nova língua que estava aprendendo. Finalmente, ficamos amigos.  
Antes de abandonar o avião, nossa amiga aeromoça, que também desceria em Taipei e morava ali, nos convidou para passear no dia seguinte pelos lugares mais importantes da cidade.

E assim, desde a manhã até o entardecer do dia seguinte, passamos horas encantadoras, acompanhados por nossa boa amiga não menos encantadora. Chegou a hora da despedida. Então a convidamos a ir ao nosso quarto de hotel, pois eu queria dar-lhe um de meus livros. Ali falamos de Jesus para ela, e de como Ele nos ama e morreu para nos dar vida eterna. Nossa amiga nos escutava com muito interesse. Quando a convidamos a aceitar o Senhor como seu Salvador pessoal, ela chorou de emoção. Ela e nós sentimos grande felicidade e paz. No coração dessa jovem oriental havia nascido nova esperança. Que privilégio nos dá Jesus de poder falar a outros sobre Seu amor redentor!

O que faremos

No dia 8 de outubro de 1871, o pregador Dwight L. Moody falou ao maior público que havia sido reunido na cidade de Chicago. Seu tema estava baseado na pergunta formulada por Pilatos: “Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:22). Ao término de sua fervorosa pregação, Moody disse ao público: “Desejo que levem este texto bíblico no coração e meditem nele durante a semana. Quando voltarmos a nos reunir na próxima semana, poderemos decidir o que faremos com Jesus.”

Mas esse público nunca voltou a se reunir, porque horas depois houve um terrível incêndio que destruiu grande parte da cidade de Chicago. Anos mais tarde, recordando esse episódio, Moody confessou: “Nunca mais ousei propor uma semana para que as pessoas pensassem em sua salvação. Nunca mais voltei a ver aquela congregação. Muitas vezes pedi perdão a Deus por ter dito ao público naquela noite que esperasse uma semana.” Essa única oportunidade se perdeu para sempre.

Recordando essa experiência de Moody, não lhe proponho que demore uma semana ou uns dias para decidir o que você fará com Cristo. Talvez já tenha tomado essa sábia decisão. Nesse caso, parabéns! Mas, se ainda lhe falta saber o que fará com Jesus, eu o convido a tomar sua decisão hoje, agora (talvez nunca poderei dizer-lhe isso outra vez). Não espere sequer um dia.

Aquele que ama com lealdade a Jesus sempre se mostra disposto a praticar sua fé cristã. Conheça a vontade de Deus e procure cumpri-la em toda situação. Jesus necessita ter seguidores desse tipo. Seja um deles, e você viverá feliz com a bênção de Deus! Mas isso não é tudo.

A gloriosa história da suprema esperança ainda continua...

PARA RECORDAR:

 1.  Motivados pelo amor, os cristãos autênticos seguem o modelo de Cristo e procuram ter uma vida exemplar. A igreja é uma “nação santa”.

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

 2.  A igreja verdadeira valoriza os ensinos de Jesus e obedece aos Seus mandamentos.

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

 3.  A igreja tem a missão de testemunhar ao mundo a respeito do amor de Cristo. Nesse processo, Ele sempre está presente com Seus amigos.

 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19, 20).

PS.: Lembrando que esses temas são do livro AINDA EXISTE ESPERANÇA de Henrique Chaij

É isso amados, logo logo postarei o último tema desse livro! Espero que tenham gostado e principalmente adquirido algo de bom dessa preciosa obra...

Fiquem na PAZ!

Tema 12 - Vida para Sempre


O professor de literatura pediu a seus alunos que preparassem uma composição sobre algum personagem contemporâneo, e um deles escreveu sobre Jesus Cristo. No dia seguinte, depois de ler a composição, o professor reclamou para o estudante: “Pedi que escrevessem sobre a ida de um personagem contemporâneo, vivo, não do passado.”

Então, o aluno, cristão como era, explicou ao professor: “Considero Jesus um personagem atual. Tomei como base os evangelhos, que dizem que Ele ressuscitou e vive. Por isso, escrevi sobre Ele.” Finalmente, a explicação foi aceita.

O que você pensa a respeito de Jesus? Como o citado aluno, você considera que Jesus Cristo supera as barreiras do tempo e está vivo? As Escrituras declaram: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8).

Recordemos de modo sucinto o que aconteceu com o Mestre depois da crucifixão. Seu corpo foi colocado no túmulo de José de Arimateia, a pouca distância do monte Calvário. Era uma tarde de sexta-feira. O restante daquele dia até o domingo de madrugada foi o período mais triste na vida dos discípulos e dos demais seguidores do Senhor. Estavam abatidos e decepcionados, sentiam-se sozinhos e abandonados. Com as esperanças desfeitas e a zombaria de seus inimigos, sua angústia e dor aumentavam cada vez mais e se perguntavam entre si: “Por que o Senhor Se deixou crucificar com tanta submissão? Como não fez valer Sua força e Seu poder para impedir isso?” Os discípulos tinham esquecido completamente as palavras de Jesus, quando anunciou três vezes que O matariam e que ao terceiro dia ressuscitaria.

Com tais sentimentos, no domingo de manhã bem cedo, várias mulheres do grupo se dirigiram ao túmulo para ungir o corpo de Jesus com diversas especiarias aromáticas. Porém, quando chegaram ao sepulcro, o viram aberto e o corpo não estava dentro dele. Então seu coração ficou cheio de espanto. “Quem poderia ter roubado o corpo do Mestre?”, perguntavam-se com profunda dor.

Mas em seguida chegou a resposta. Não se tratava de nenhum roubo! O anjo de Deus ali presente disse-lhes: “Ele não está aqui; ressuscitou” (Mateus 28:6). A partir desse instante, toda a história mudou. O pranto e a angústia se converteram em júbilo incontido. Nunca antes tinham sentido um regozijo tão profundo!

As mulheres, os discípulos e muitos outros não cabiam em si de tanta felicidade. Jesus tinha ressuscitado! Que incrível maravilha! E essa mesma notícia que encheu de santa euforia os primeiros discípulos de Jesus continua ressoando até hoje em nosso coração. Jesus vive, e vive eternamente! Que bênção é tê-Lo como nosso poderoso Redentor!

Evidências convincentes

As evidências da ressurreição de Jesus são muito confiáveis. Alguns céticos têm tentado desacreditar a ressurreição, mas isso não é tão simples. Um caso bem conhecido é o de Josh McDowell, que, na juventude, se considerava agnóstico e resolveu estudar o assunto para refutar a fé cristã e acabou se tornando um grande defensor da historicidade dos relatos bíblicos.

Alguns crêem que os discípulos inventaram a ressurreição de Cristo. Mas, nesse caso, seria bom recordar que eles não obteriam nenhum benefício com tal “invenção”. Ao contrário, foram repudiados, zombados, perseguidos e até assassinados. Por isso, teria sido irracional que insistissem tanto na ressurreição de seu Senhor se, na verdade, esta não houvesse ocorrido. Entretanto, como todos eles foram testemunhas da ressurreição, estavam inflamados de fervor, e não podiam deixar de contar com alegria a verdadeira história do Cristo vivo.

Os discípulos de Emaús tiveram como companheiro de viagem o Jesus ressuscitado. Escutaram de Seus lábios o esclarecedor ensinamento bíblico no caminho (Lucas 24:13-35). E o discípulo Tomé, que a princípio se recusou a aceitar que Cristo havia ressuscitado, viu as feridas da crucifixão e ficou convencido (João 20:24-29). Pedro mencionou a ressurreição do Senhor e acrescentou: “Do que nós somos testemunhas” (Atos 3:15).

“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus” (Atos 4:33). A mesma fonte diz também que Jesus, “depois de ter padecido, Se apresentou vivo [aos apóstolos] com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias” (Atos 1:3). E Paulo informa que, depois de ter aparecido aos discípulos, Jesus “foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora” (1 Coríntios 15:6). Todas essas são evidências irrefutáveis de que Cristo certamente ressuscitou.

Além disso, podemos recordar que o Senhor perguntou aos discípulos se eles tinham algo para comer, e eles “deram-Lhe um pedaço de peixe assado, e Ele o comeu na presença deles” (Lucas 24:41-43). Em outro momento, junto ao Mar da Galileia, Jesus deu a Seus discípulos pão e peixe que Ele mesmo havia preparado (João 21:9-13).

Essas duas ocasiões, unidas a muitas outras, mostram a realidade da ressurreição de Cristo. Ele comeu e também deu de comer. Não se tratava de um fantasma, nem de mera aparição incorpórea. Esses fatos dão clara evidência e não deixam dúvidas: a ressurreição de Jesus foi real e verdadeira.

Tão certa foi a ressurreição que os inimigos de Cristo, para negar semelhante maravilha, subornaram com “muito dinheiro” os soldados que haviam vigiado o sepulcro, para que dissessem que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus e que Ele não havia ressuscitado (Mateus 28:11-15). Mas ninguém acreditou nesse perverso engano.

Você e eu que cremos que Jesus vive convivemos espiritualmente com Ele? Ninguém poderia nos oferecer tanta ajuda como nosso Senhor. Ele é nosso divino Redentor. NEle temos tudo de bom que poderíamos desejar.

 Se a vida é um dilema,
quem melhor que Cristo para resolvê-lo?

Se a vida é um quebra-cabeças,
Somente Cristo pode montá-lo da forma correta.

Se a vida é uma oportunidade,
quem melhor que Cristo pode nos ajudar a vivê-la sabiamente?

Se a vida é o caminho para o Céu,
Somente com Cristo é possível transitá-lo sem nos perder.

Fundamento de nossa fé

Era véspera de Semana Santa, e uma professora cristã pediu a seus alunos que saíssem ao jardim da escola e trouxessem dali algo que fosse um símbolo da vida. Para isso, deu a cada aluno uma pequena caixa, a fim de que colocassem dentro dela o que trariam. Um momento mais tarde, voltaram à sala de aula para mostrar o que tinham juntado. Numa caixinha havia flores, em outra havia folhas e em outra até uma borboleta – todos bons símbolos de vida.

Mas, curiosamente, uma das caixinhas estava vazia, diante do que as crianças riam. De quem era essa caixinha? Era do colega que tinha síndrome de Down. Ele explicou que sua caixinha estava vazia porque representava o túmulo vazio de Jesus, que tinha vencido a morte. Era um símbolo perfeito da vida! A professora o parabenizou por isso.

A partir de então, o menino ganhou – por seu acerto – o respeito de todos os colegas. Quando pouco depois ele faleceu, as outras crianças de sua classe levaram consigo ao funeral caixas vazias, em homenagem a seu querido colega.

A fé cristã é a religião do sepulcro vazio. Ali está o poder de Cristo. E ali está também o poder da fé nEle. Enquanto os restos mortais de outros fundadores de grandes religiões se encontram em alguma parte do planeta, os restos do corpo de Cristo não estão em nenhum lugar. Poderíamos remover todo o terreno da Palestina, mas o trabalho não resultaria em nenhum achado, pois Cristo ressuscitou. Seu túmulo ficou vazio para sempre!

A ressurreição de Cristo foi possível porque Ele é Deus. Nenhum outro ser que pisou a Terra teve tal pretensão. Apenas Jesus esteve aqui no passado, continua estando no presente e continuará no futuro para sempre. Ele mesmo confirma Sua eternidade quando diz: “Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 1:17, 18).

Um antigo líder romano declarou: “Esse sistema [o cristianismo] não pode permanecer porque está fundado sobre uma cruz, sobre a morte de seu próprio chefe, sobre um fracasso.” Mas esse “fracasso” foi o triunfo mais espetacular do amor sobre o ódio, do perdão sobre a maldade, da vida sobre a morte. A causa cristã permanece porque se apóia no sacrifício do Filho de Deus e em Sua gloriosa ressurreição.

O diferencial da religião cristã repousa no Cristo ressuscitado. Por isso, Paulo declara: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã a vossa fé [...] e ainda permaneceis nos vossos pecados” (1 Coríntios 15:14, 17). E o próprio Jesus prometeu: “Porque Eu vivo, vós também vivereis” (João 14:19).

A ressurreição de Cristo é a firme garantia da gloriosa ressurreição que receberão os justos quando o Salvador voltar. Assim como Ele voltou à vida, os fiéis de Deus ressuscitarão para viver eternamente. Enquanto isso, o Senhor ressuscitado é nosso poderoso Redentor, a quem é nosso privilégio agradecer e louvar por ter compartilhado conosco a vida eterna. Lembre-se: a fé cristã é muito mais que um credo a ser aceito; é o Cristo vivente redimindo e guiando nossa vida.

Jamais pense que a morte de Jesus foi uma derrota ou fracasso. A morte de Cristo foi a vitória que abriu as portas da vida eterna. Jesus Cristo é, certamente, nossa maior esperança; é o caminho que leva ao Deus criador e Pai celestial (João 14:6).

O missionário cristão Juan Chamberlain viveu durante anos na Índia. Certo dia, ele estava pregando na cidade de Benarés, junto ao rio Ganges, quando apareceu um homem que acabava de se banhar nas águas “sagradas” desse rio. Tinha caminhado ajoelhado uma grande distância, para lavar suas culpas e tristezas, mas, ao sair da água, se sentiu como antes. Recostado sobre a areia da praia, conseguiu escutar a voz do missionário.

Querendo entender melhor, o homem se aproximou do pregador e ali escutou emocionado a história da cruz e da ressurreição de Cristo. Então começou a gritar com entusiasmo: “Isso é o que desejo! Isso é o que preciso!”

O que esse homem lá da Índia necessitava é o que todos nós necessitamos. Nossos anseios mais profundos, ou os conflitos mais íntimos do coração, o Cristo vivo pode resolver tudo quando assume o leme do nosso ser. Creia nos triunfos que Ele pode lhe dar em seus esforços cotidianos!

O sábio Mestre de Seus discípulos e terno amigo das crianças e de cada pessoa necessitada continua brindando hoje Seu afeto a cada membro da família humana. É tão nobre que não Se ofende se Lhe falhamos; tão fiel que não Se distancia de nós se O esquecemos; tão perdoador que não nos abandona se cometemos o mal. Em todos os casos, nos fortalece para poder crescer e nos faz repensar quando devemos mudar o modo de proceder.

Obra atual

Quarenta dias depois de ter ressuscitado, Jesus Se despediu de Seus discípulos e ascendeu ao trono celestial. Enquanto observavam como Ele subia ao Céu, dois anjos se aproximaram deles e disseram: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir.” (Atos 1:10, 11, ARC).

A partida de Cristo não significou que os discípulos ficariam sozinhos. Ele lhes disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18). Entretanto, lhes daria o “Consolador”: o “Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (v. 26).

Aqui encontramos outro gesto maravilhoso de nosso Senhor. Ele Se foi, mas em Seu lugar nos deixou até hoje a companhia consoladora e poderosa do Espírito Santo, que pode estar com todos ao mesmo tempo, abençoando os crentes e convertendo com poder os incrédulos.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Divindade, junto com o Pai e o Filho. O próprio Cristo ordenou a Seus discípulos batizar “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). As três pessoas da Divindade agem juntas para trazer graça e paz ao ser humano: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13:14).

O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força impessoal. Declarações como a que aparece em Atos 15:28 – “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós ” – revelam que os primeiros crentes O consideravam uma pessoa. Além disso, Ele tem uma personalidade, porque ensina (Lucas 12:12), convence (João 16:8) e inspira (2 Pedro 1:21), entre muitas outras ações.

O Espírito Santo é “o Espírito de verdade” (João 14:17) e nos guia a toda a verdade (João 16:13). É Seu poder transformador em nossa vida que nos torna filhos e filhas de Deus (Romanos 8:14). É através do Espírito que Cristo “permanece em nós” (1 João 3:24). E é o Espírito Santo que produz em nós todas as virtudes cristãs: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22, 23).

O Espírito é onipresente e, portanto, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Mas você deve pedir que Ele atue em seu coração. Afinal, como ressalta Arnold Wallenkampf, nem todo ser inteligente e livre tem a presença do Espírito em sua vida. Satanás e os anjos maus, por exemplo, são seres livres, mas o Espírito não está com eles, embora o plano original de Deus fosse que o Espírito guiasse tanto os anjos quanto os seres humanos. O Espírito age sobre as pessoas de duas maneiras: de fora (no caso dos descrentes) e de dentro (no caso dos crentes). Peça que Ele viva em seu coração e transforme o seu interior. É assim que o próprio Cristo pode morar em você, pois onde está o Espírito está Cristo.

O escritor escocês Henry Drummond descreveu o que teria ocorrido se Jesus tivesse permanecido na Terra e concluiu que, por ter regressado ao Céu, finalmente Ele é mais acessível a todos por meio do Espírito Santo.

“Suponhamos que Jesus não tivesse ido”, escreveu Drummond. “Suponhamos que agora estivesse em Jerusalém”. Todos os meios de transporte marítimo, aéreo e terrestre, de todas as partes do mundo, estariam repletos de peregrinos indo a Jerusalém. Ali, os caminhos estariam bloqueados e o trânsito impedido. Todas as pessoas estariam ansiosas, disputando um mínimo espaço para ver Jesus à distância. Mas bem poucos conseguiriam vê-Lo, e a imensa maioria regressaria a seus lares sem tê-Lo visto.

Isso aconteceria se Jesus tivesse permanecido na Terra, mas Ele nos deixou a onipresença do Espírito Santo, por meio de quem podemos ter uma conexão espiritual e permanente com Cristo. Nosso Redentor continua assim ao nosso lado, e mora em nosso coração!

Uma função estelar

O que Jesus faz hoje no Céu? Ele atua em nosso favor, assegurando o perdão de nossos pecados. Paulo escreveu: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). Com Sua natureza divina e humana, Jesus nos une ao Pai como ninguém poderia fazer. O citado apóstolo declara: “É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8:34).

As Sagradas Escrituras também ensinam que Jesus “pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). O discípulo João, de forma igualmente clara, diz: “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1). Confessamos nossas faltas diretamente ao Pai, em nome de Jesus, nosso único Mediador. Então, Deus “é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

Assim, segundo as Escrituras, Jesus entrou “no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus” (Hebreus 9:24). Enquanto Seu sacrifício pelo pecado foi feito uma vez por todas na cruz (Hebreus 7:27; 9:28; 10:11-14), Jesus coloca à nossa disposição os benefícios de Seu sacrifício salvador.

No tabernáculo terrestre, havia dois ministérios distintivos que eram realizados pelos sacerdotes levíticos, no antigo Israel. Esses ministérios representavam o plano de salvação. Tipificavam ou ilustravam o ministério de Cristo no Céu. Esse é o significado das referências em Hebreus aos sacerdotes e sumo sacerdotes que realizavam seus ministérios no santuário terrestre.

Os sacerdotes do Antigo Testamento realizavam um serviço diário no Lugar Santo do santuário terrestre, que era essencialmente um ministério de intercessão e reconciliação, simbolizando a verdade de que, por meio do ministério de Cristo como Intercessor, o pecador arrependido tem acesso constante e seguro ao Pai (Hebreus 4:14-16; 7:25; 10:19-22). Uma vez ao ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote do Antigo Testamento, somente ele, realizava um ministério que girava em torno da purificação do santuário e do povo de Deus. Nesse dia, disse o Senhor a Moisés, “[o sumo sacerdote] fará expiação pelo santuário” e “pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação” (Levítico 16:33). Esse dia estava intimamente relacionado ao juízo (Levítico 23:29).

As Escrituras certamente nos dizem que há um juízo que precede a segunda vinda de Cristo, porque Ele retornará em glória para recompensar a todos de acordo com suas obras (Mateus 16:27; 25:31-46; Romanos 2:6). Estabeleceu-se um dia em que Jesus “julgará o mundo com justiça” (Atos 17:31), e serão julgados “os segredos dos homens” (Romanos 2:16).

É importante destacar aqui que, além de Seu ministério de intercessão, Jesus participa do processo de julgamento final no Céu, junto com Deus. A Bíblia indica três fases do julgamento: (1) o juízo pré-advento, que começa com o povo de Deus e ocorre antes da volta de Jesus, cujo objetivo é determinar quem merece ser salvo e mostrar para os seres perfeitos do Universo a justiça de Deus; (2) o julgamento milenial, que ocorre durante os mil anos e cujo objetivo é  mostrar para os salvos que o julgamento de Deus foi justo; (3) o julgamento executivo, que ocorre após o milênio e que tem por objetivo mostrar aos perdidos a justiça de Deus, punir os ímpios e eliminar o mal do planeta.5

O julgamento vindicará o caráter de Deus e, portanto, precisa ser muito benfeito, a fim de não deixar dúvida. Para o cristão, o julgamento não traz temor, mas alegria, pois ele confia na promessa de que “temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1), e sabe que o julgamento sempre é em favor do povo de Deus. Se você ainda não elegeu Jesus como seu Advogado, o convite divino é para que o faça ainda hoje. Afinal, o anjo de Apocalipse 14:7 está anunciando com grande voz a todos os moradores da Terra: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo”!

Agora, como Advogado e Juiz, Jesus está sentado acima de toda autoridade e poder e senhorio (Efésios 1:21). Foi exaltado para que diante de Seu nome “se dobre todo joelho” (Filipenses 2:10). Nas palavras do apóstolo Pedro: “o qual, depois de ir para o Céu, está à destra de Deus, ficando-Lhe subordinados os anjos, e potestades, e poderes (1 Pedro 3:22).
Você se sente, às vezes, fraco diante dos problemas, ou sem paz interior por causa de alguma culpa? Recorde-se então que o Cristo vivo é seu Mediador, Intercessor, Advogado e melhor Amigo para aliviar suas cargas e perdoar suas faltas.

Ele lhe diz: “Estou com você. Quero ajudá-lo. Confie em Mim.” Em resposta, você pode Lhe dizer: “Senhor, obrigado pela salvação gratuita; Te entrego minha vida; livra-me do mal; vem morar para sempre em meu coração.”

Mas isso não é tudo. A fascinante história do Cristo vivo ainda continua...

PARA RECORDAR:

1.  São muito confiáveis as evidências da ressurreição de Jesus, incluindo a disposição dos discípulos de morrer por seu Mestre. O Novo Testamento menciona o aparecimento de Jesus a muitas pessoas.

“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobre vive até agora; porém alguns já dormem” (1 Coríntios 15:3-6).

 2.  Após Sua ressurreição, Jesus ascendeu ao Céu e hoje atua como Mediador junto ao Pai. Ele é nosso único Intercessor.

“É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8:34).

“Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” 
(1 Timóteo 2:5).

 3.  Além de ser Intercessor, Jesus também conduzirá o julgamento final, que ocorrerá em três fases e vindicará o caráter justo de Deus. O tempo desse julgamento já chegou.

“E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (João 5:22).

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:6, 7).


PS.: Lembrando que esses temas são do livro AINDA EXISTE ESPERANÇA de Henrique Chaij

É isso amados, logo logo postarei o próximo tema! Aguardem...
Fiquem na PAZ